ATENÇÃO!
=== A ONG ANJO DE PATAS NÃO POSSUI ABRIGO ===
Pedimos a quem encontrar animais abandonados, que os acolha até sua adoção, que poderá ser feita através de nossas feiras e/ou através do facebook. Se for doá-los particularmente, CASTRE-OS, pois só assim acabaremos com os abandonos. NUNCA OS ABANDONE, isso é crime: lei Federal 9605-98 art.32 = SEJA UM PROTETOR. Se nós podemos, você também pode.

=== TODA FÊMEA A SER DOADA EM FEIRAS, ACIMA DE 4 MESES, TEM QUE ESTAR CASTRADA: LEI MUNICIPAL 1298 - art.38 - de 13-09-2006.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
PERDEU OU ACHOU ALGUM ANIMAL EM NOSSA REGIÃO?
Visite nossa página no facebook: "Animais Achados e Perdidos no Litoral Norte"
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
PARTICIPE: www.facebook.com/ong.anjodepatas
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
QUER ADOTAR UM COMPANHEIRO? escolha seu bichinho de estimação em nossos albuns no facebook: http://www.facebook.com/ong.anjodepatas
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

=GATOS: como cuidar e educar.

GATO GOSTA DO DONO
NÃO DA CASA como dizem,
 portanto nunca o abandone ao se mudar    (êsse é um mito tôlo e irresponsável).
Nos primeiros dias após a mudança deixe o gato preso até ele entender que seus donos também se mudaram e assim se acostumar com o novo ambiente. Observe-o. Só deixe-o sair quando notar que ele está absolutamente tranquilo. Não arrisque perder seu amiguinho e pior: deixá-lo perdido e desorientado na rua, e por conta de sofrer maus tratos.....

ESTUDO MOSTRA QUE GATOS SE APEGAM AOS SEUS DONOS SIM!!
Veja essa matéria aqui: http://animalplanet.discoverybrasil.uol.com.br/os-gatos-nao-ignoram-o-dono/
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

ESTÁ PROVADO:
GATOS E CÃES DEIXAM A CRIANÇA MAIS SAUDÁVEL.

BOMBA! BOMBA! - A ASMA NÃO TEM NADA A VER COM OS ANIMAIS
Cientistas da Universidade da Califórnia comprovam que reações alérgicas têm relação direta com a composição da flora intestinal humana.Crescer ao lado de animais de estimação pode fazer bem às crianças. É o que aponta uma pesquisa da Universidade da Califórnia. Além de ajudar no desenvolvimento emocional e funcional dos jovens, os bichos também podem influenciar na saúde. A exposição a cães e gatos, por exemplo, pode proteger os humanos de problemas respiratórios no futuro. Veja mais:
http://www.ogritodobicho.com/2013/12/crescer-com-animais-pode-proteger-de.html

==== TAMBÉM SAIU NA REVISTA CRESCER (de out.2010)
que o animal fortalece o sistema imunológico e previne alergias. Leia matéria aqui:
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI174168-10448,00-BICHOS+POR+QUE+TELOS.html

==== GATOS DIMINUEM O RISCO DE CANCER - SAIBA MAIS SOBRE O MITO DA TOXOPLASMOSE (coitado do gato! sempre levou a fama injustamente)
Leia essa matéria: http://animalplanet.discoverybrasil.uol.com.br/a-verdade-sobre-os-gatos-eles-fazem-bem-a-saude/

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

FICOU GRÁVIDA?
NÃO ABANDONE SEU GATO POR CAUSA DISSO
Infelizmente muitos médicos mandam as grávidas darem um fim em seus gatinhos (com certeza não gostam de gatos ou estão muito mal informados...)
Saiba que a TOXOPLASMOSE se pega dos lugares onde você menos imagina. É muito mais fácil você adquirir a doença ao comer uma carne mal passada, verduras mal lavadas ou manusear a terra sem luvas.
Saiba que você só contrairá a doença através do gato pelas fezes dele e se ele estiver contaminado - e ele só se contaminará se ingerir carne crua contaminada.
Leia esse excelente artigo que explica tudo direitinho.
Esse outro artigo também é muito bom.
Conforme o Conselho Regional de Medicina Veterinária-PR, não é o gato o vilão da história. Veja aquí o artigo que esclarece o fato.

NUNCA ABANDONE SEU GATO. Lembre-se que ele é uma criança e depende de você.
Se o seu médico sugerir dar o seu gato, diga à ele pra se informar melhor antes de falar besteira e troque de médico....

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
SEU GATINHO ADOECEU ?
Na página "Doenças e Tratamentos Alternativos" tem várias dicas e tratamentos que você pode estar fazendo caso não possa ir ao veterinário (que seria o ideal e o certo)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
  
MANTENHA A GENGIVA DO SEU FELINO SAUDÁVEL
(SERVE TAMBÉM PARA CÃES DE PEQUENO PORTE)
Ossos crus ajudam a manter os dentes e gengivas de gatos e cães, mas é IMPORTANTE escolher o tipo certo de osso.  ATENÇÃO! ossos, carnes ou qualquer outro derivado, tem que ter sido congelado por no mínimo 3 dias antes para que cistos de parasitos e protozoários sejam destruidos e assim evitar que o animal transmita ou fique doente.
Pescoços CRUS de frango são a melhor opção – entenda o por quê lendo esta mensagem do Mãe de Cachorro (muito bom!!! não deixe de ler se quiser proporcionar dentes e gengivas mais saudáveis para seu amiguinho)
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

OS BIGODES... AFINAL PRA QUE SERVEM?
Os bigodes não são apenas pelos duros....
Eles ajudam a perceber distâncias, espaços, temperatura e são fundamentais para sua sobrevivência. Na base desses pelos há uma rede de nervos que permitem que essas leituras sejam feitas.
Nunca corte os bigodes de um gato.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

RONRON-TERAPIA
GATOS TÊM PODERES TERAPÊUTICOS, ALIVIAM O STRESS, A ANSIEDADE E EVITAM ATÉ DOENÇAS CARDÍACAS.
Em seu recém-lançado livro “La Ronron Thérapie”, a jornalista francesa Véronique Aïache explica,
devidamente ancorada por trabalhos científicos, como o convívio com um bichano pode melhorar a vida das pessoas. Leia mais AQUÍ.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


FEZ FERIDA NO LOCAL DA APLICAÇÃO DA INJEÇÃO?
 
De cada 10.000 gatos vacinados, 3,6 podem desenvolver tumores no local da aplicação. Na verdade hoje já se sabe que essa reação pode acontecer também com outras injeções.
2 artigos para você conhecer mais sobre esse assunto. O Dr Ron Hines dá algumas dicas do que fazer quando seu gatinho recebe alguma medicação injetável.
Acesse:http://dicaspeludas.blogspot.com.br/2012/06/sarcoma-vacinal-em-felinos.html  

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

 GATOS DE "RAÇA"
Por puro egoísmo e vaidade humana foram desenvolvidas raças por alguns seres inescrupulosos que só visam ganhar dinheiro, e que só fizeram distorcer as características originais do gato. Isso resultou em animais debilitados e com problemas. Por exemplo o GATO PERSA: devido o focinho achatado demais e os olhos grandes, passaram a ter secreção nos olhos e no nariz. A boca e língua são mal formadas. Por conta disso são gatos fracos e desenvolvem anomalias físicas e comportamentais.
Além disso, pra se chegar numa nova raça muitos animais são sacrificados.
= Pense muito bem antes de comprar um animal. Adote e seja muito mais feliz. =
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
LEITE PARA GATINHOS que ainda não desmamaram:
 Nas casas de pet vc já encontra o leite em pó próprio para filhotinhos, fabricado pela Nutron, só que é um pouco caro, então caso vc não possa estar comprando-o, vamos dar a receita de um leite substituto que vc pode estar fazendo em casa e estar salvando a vida dos filhotes (Colaboração de Maria José Rodrigues )
===Esta receita serve para até 3 dias. Depois disso precisa fazer uma nova:
. 1 copo de leite integral de caixinha
. 1 copo de água fervida, filtrada ou mineral
. 2 colheres de sopa de farinha láctea
. 1 gema de ovo sem a clara pq clara faz mal para o bebê gatinho
. 1 colher de chá de mel
Misture tudo, bata no liquidificador e coloque numa vasilha de vidro lacrada. Guarde na geladeira e na hora de alimentar o bebê gatinho retire só a quantidade necessária e dê uma amornada (não dê gelado).
===Nas lojas de pet já existe uma mamadeira própria para gatinhos, mas o leitinho pode ser administrado por meio de conta-gotas (com a mamadeira é bem mais fácil...).
Pode dar para o nenê gatinho muitas vezes ao dia (mínimo de 3 a 4 vezes ao dia), pq nas mamães eles mamam a toda hora.
ATENÇÃO: o leite de vaca puro pode dar diarréia e matar o filhotinho.
Como dar o leite para o gatinho
-NUNCA vire o filhote de barriga para cima para dar de mamar como se fosse um bebê humano, pois o líquido pode ir para os pulmões e o gatinho morrer de pneumonia. Ele deve ficar em pé ou na mesma posição em que mama na mãe gata. 
Neste site, a veterinária Rejane Melki ensina como cuidar de bebês separados das mães.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

CUIDADOS GERAIS:
  • CUIDADO COM CARROS!!: os gatos ADORAM DORMIR NO MOTOR, na roda ou EMBAIXO de carro ou caminhão - e nem sempre acordam quando eles são ligados, portanto verifique antes de sair com seu veículo, para não atropelá-los (acontece muito!), triturá-los ou perdê-los no caminho.    Isso acontece com muito mais frequência do que vocês pensam.    Já socorremos muitos animais machucados que cairam pelo caminho e recebemos muitos telefonemas procurando gatos que foram embora com o carro e cairam no caminho (sabe-se lá se vivos ou mortos)
  • CUIDADO quando sair ou chegar com o carro em casa, pois tem muitos mais casos do que se imagina em que o próprio dono (ou alguma visita) atropela seu gato.  Nem sempre eles saem do caminho.
  • Cuidado ao FECHAR A PORTA do carro, da geladeira... (como gostam de xeretar!!) ou de casa para não estrangulá-lo caso ele esteja querendo entrar (êles adoram nos seguir).
  • Se você mora em APTO. ou SOBRADO, cuidado!!!  muitos gatos perdem a vida ou ferem-se gravemente caindo de janelas e sacadas. Pulmões rompidos, mandíbulas fraturadas e membros quebrados são as consequências mais comuns. Evite isso colocando TELAS DE PROTEÇÃO em todas as áreas abertas de seu imóvel. Pense que ele é uma criança e não sabe do perigo que está correndo.
  • TRANSPORTE: nunca transporte seu gatinho em mochilas, pois muitos gatos tem fugido no meio do caminho e nunca mais achados. Eles se assustam e conseguem abrir e fugir, tudo muito rápido. Para transportá-lo com segurança, você precisará ter uma caixa de transporte apropriada, dessas compradas em casas de ração. Compre uma. Seu gatinho merece.  ---- Mas se o dinheiro está curto, compre ao menos uma guia com COLEIRA PEITORAL, e transporte-o como quiser, pois assim ele estará seguro e não poderá fugir. 
  • Cuidado com PRODUTOS DE LIMPEZA, pois podem intoxicá-los caso cheirem (principalmente Veja e Água Sanitária, levando-os à morte caso não sejam tratados a tempo. Sintomas: tonturas, vômitos, prostação. Gatos são muito sensíveis a cheiros e medicamentos (veja lista de remédios proibidos para gatos na pág. "Doenças e tratamentos alternativos").
  • Seu gato DORME FORA DE CASAo ideal seria dormir dentro de casa,  mas se não for possível, providencie um lugar coberto e se não puder comprar uma casinha, coloque uma caixa dentro de outra para que fique bem abrigado do vento e coloque panos para fazer sua cama.  Neste site tem muito mais informação e está tudo muito bem explicadinho.  Mais abaixo, nesta página, você vai encontrar alguns modelos de casinhas que você mesmo pode estar fazendo e sai baratinho, baratinho!
  • Vai VIAJAR com seu bichinho? Veja aquí alguns cuidados que você pode tomar:
  • NÃO DÊ cebola ou alho aos gatos, nem tempere alimentos com sal e muito menos ofereça papinhas comerciais para bebés, que são muito salgadas e podem conter cebolas. Mesmo uma quantidade pequena de cebola e de alho pode causar anemia nos gatos. (Fonte: Mãe de Cachorro)
  • Amasse as LATINHAS DE WHISKAS antes de jogar no lixo pois muitos gatos acabam ficando com a cabeça presa nela e se machucando gravemente. E de preferência NÃO COMPRE esse e nenhum produto da pedigree, pois eles usam animais em testes de laboratório. Saiba mais sobre isso na pág. Vivissecção.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

PISCINA:
Se voce tiver piscina em sua casa, tome muito cuidado, pois os animais podem se distrair e cair dentro dela. Deixe sempre uma boia de isopor ou outro material que não seja de plástico (podem furar com as unhas deles) para que eles possam subir em cima e esperar por socorro ou mesmo conseguir sair da piscina e não se afogarem.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

NEM SÓ DE RAÇÃO VIVE O GATO
Para complementar, vc pode dar:

== FÍGADO DE FRANGO:  é um ótimo fortificante e complementa a alimentação de seu felino caso a ração que você compra seja das mais baratas. Compre o mesmo congelado, ou congele-o por no mínimo 3 dias para que cistos de parasitos e protozoários sejam destruídos. Espere descongelar totalmente antes de servir.
== PREVENIR TÁRTARO (a ração gruda no dente e com o tempo causa infecção): para prevenir, dê pescoço de frango CRÚ (é preciso de que seja crú para que os ossinhos do pescoço não endureçam e se transformem em farpas, como acontece com os ossos). O pescoço do frango ajuda a limpar os dentes.
== PELE E PELOS BONITOS E SAUDÁVEIS: bater cenoura e misturar com carne moída. Guardar em pequenas porções e na hora de dar a ração, misture.
== E saiba que ALIMENTAÇÃO NATURAL ainda é a melhor opção. Mas tem que ser completa: Cozinhe arroz com legumes, carne ou fígado de frango ou peixe, verduras e tudo que tiver em mãos. Procure lembrar que na natureza o gato come o pássaro que se alimenta de sementes, frutos, insetos, etc.... NUNCA DÊ OSSO DE FRANGO OU DE PORCO (para nenhum animal), pois as farpas podem um dia perfurar a garganta, intestino ou outro órgão vital e provocar uma morte lenta e dolorosa. Saiba muito mais AQUÍ
== E NUNCA DÊ CHOCOLATE (nem pra gato, nem pra cachorro)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

AJUDE NA DIMINUIÇÃO de GATOS ABANDONADOS
Devido os abandonos muitos gatos tornaram-se ariscos (os sobreviventes...) e acabam se procriando e aumentando drasticamente o problema. Contribua com a diminuição, capturando-os e apadrinhando sua castração.
Devido a dificuldade de captura, não dá pra aproveitar o programa gratuito da prefeitura, mas você pode pagar baixo custo com os veterinários parceiros (veja na página CASTRAÇÃO)
Neste site ensina várias técnicas de como vc pode fazer isso, além de dar idéia de uma armadilha caseira. E aqui ensina uma armadilha mais fácil ainda, com caixote plástico.
Contribua com a diminuição de maus tratos, castrando os animais a seu redor.
Se cada um fizer um pouco, muito será feito e o nosso sonho de não mais ter animais abandonados ou sofrendo maus tratos pode tornar-se realidade.
FAÇA A SUA PARTE
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
EDUCANDO seu gato 
  • Em primeiro lugar, NUNCA BATA num animal. BATER NÃO EDUCA, só machuca.
  • Quando ele estiver fazendo algo que você não queira, basta que faça algum barulho, como bater palmas dizendo um NÂO bem enérgico, OU faça um rolinho de jornal e bata em seu bum-bum repreendendo-o. O barulho assusta-o, ele aprende rápido e não machuca. Ou dê uma ligeira borrifada de água nele que fará com que pare na hora.
  • Acostume-o a fazer SUAS NECESSIDADES numa caixinha com areia higiênica (que pode ser comprada em casas de ração). É fácil de limpar e evita que ele suje onde não deve. Uma areia boa e barata é a Solegato
  • QUER PARAR DE GASTAR COM AREIA HIGIÊNICA? ensine-o a usar a privada. Veja como: http://www.youtube.com/watch?v=KpIIX2YP3A4 - tem produtos próprio importados para vender, mas pelo que pude entender no vídeo, dá pra fazer com aquelas assadeiras com buraco no meio.
  • SEU GATO NÃO ACEITA OUTRO EM CASA?  = aprenda AQUÍ como socializar seu gato
  • OS GATOS BRIGAM? = URINAM PELA CASA? = ARRANHAM OS MÓVEIS? = tudo isso e muito mais, você aprende AQUÍ
APRENDA A ADESTRAR SEU GATO COM OS VÍDEOS DO ADESTRADOR JACKSON GALAXY:
  • Minibar: GATA SELVAGEM, SE ESCONDENDO ASSUSTADA (como fazê-la ficar dócil e à vontade)MAIS: == Daff: GATO AGRESSIVO QUE ATACA O PRÓPRIO DONO (como amansá-lo totalmente) Veja esses dois casos AQUÍ
  • Larry: GATA ATACANDO OS PRÓPRIOS DONOS E BORRIFANDO XIXI NA CASA TODA. Saiba o que fazer AQUÍ
  • Bier: ARRANHA POLTRONA, RÓI FIOS ELÉTRICOS, ATACA GATO  do namorado quando da visita e é MUITO AGRESSIVO  === MAIS: Lulu e Sully: Um fica CHORANDO A NOITE TODA QUERENDO ENTRAR NO QUARTO  e o outro SE ASSUSTA À TOA E ATACA:  Veja o que fazer AQUÍ
  • mais vídeos do Jackson Galaxy você encontra digitando no google:   "animal planet no brasil - jackson galaxy dublado"
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

BRINQUEDOS
Brincar com seu gato faz com que ele fique mais feliz e vai fazer muito bem pra vc.  Veja algumas sugestões:
= Eles adoram correr e pular atrás de um pedaço de barbante.
= Faça uma bolinha de papel e jogue pra ele pegar.
= Dê caixas de papelão pra ele e vai ver a farra que vai fazer. Eles ADORAM!
= Pegue uma vareta (de plástico ou bambú fininho) de uns 50 cm, amarre um barbante numa das pontas e na ponta do barbante amarre algumas penas ou pedaços de lã e brinque de "pescar" seu gato.  Ele vai fazer lindas piruetas ou correr no chão atrás do seu brinquedo.
= Procure na internet "brinquedos para gatos" , clique em imagens, que vc terá muitas idéias boas.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
GATIL - PROTEJA SEU GATO:

Deem uma olhada AQUÍ. Tem muuuiiita coisa pra lá de boa!!!!! Não deixem de ver! tem gatil e prateleiras pra todo bolso e gosto. AMEI!
Mais ainda aquí: http://catioshowcase.com/

Veja algumas idéias para você proteger seu amiguinho. Só assim seu bichano não corre risco de sumir, ser atropelado ou envenenado.
 Procure por CAT FENCE no http://www.google.com.br/ que você vai encontrar muitas outras idéias.
Se você gosta mesmo do seu bichano, vale a pena fazer um.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

GATINHO CADEIRANTE:

Faça vc mesmo a cadeirinha de rodas dele, caso não possa comprar uma.
Veja o passo a passo aqui: http://dicasparagateiros.blogspot.com.br/2012/03/vejam-como-fazer-uma-cadeirinha-de.html
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

COMEDOURO DE GARRAFA PET - faça vc mesmo:
Veja como fazer, passo a passo AQUÍ~

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
RAÇÃO:  COMO ESCOLHER A MELHOR:
 O gato precisa de proteínas para obter os aminoácidos essenciais para seu crescimento e bom funcionamento do sistema imunológico, por isso a importância de dar uma ração boa. Isso vai evitar que seu bichano tenha infecção urinária ou problema nos rins, que mata e traz muito sofrimento aos felinos.
E a falta de aminoácidos como taurina e arginina pode provocar cegueira e anomalias nos filhotes.
Uma boa ração vai deixar teu bichinho saudável, com pelos e olhos brilhantes.
Das marcas que conheço, as melhores são: GOLDEN, MAX, PRO PLAN, IAMS.... Das mais baratas a melhor é a SPECIAL CAT mas tem que ser DE PEIXE.
Rações muito coloridas tem corante demais e isso acarreta em doenças futuras. Quanto mais marrom, melhor.
== Nunca dê doces ou chocolate ao seu animal.
Neste site eles ensinam como escolher a ração e ainda dão dicas valiosas de como enriquecer a alimentação de seus bichanos. Não deixe de ler.
Mais algumas informações sobre a alimentação você encontra aquí
== Quando for mudar de ração, faça a troca aos poucos, pois a troca repentina pode ocasionar uma diarréia ou outros problemas.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
CAMINHAS  --  faça você mesmo:
Essa é feita com uma blusa de lã. Veja o passo a passo aquí
Essas são feitas de capas de guada-chuvas. Veja o passo a passo aquí

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
CASINHAS: faça você mesmo 
Essas e outras dicas vc encontra AQUÍ

ESSA É SUPER FÁCIL DE FAZER, BARATA E BONITA!!
Pegue caixas de papelão que NÃO sejam de sabão em pó, detergente, e qualquer outra coisa perfumada e tóxica, todas do mesmo tamanho.
... Desmonte as caixas e remonte do lado contrário, usando fita durex larga e transparente, pra ficar estético.
Abra as "portinhas" da toca com faquinha de serra de ponta", seja criativo :P
Junte e empilhe uma caixa na outra formando um condomínio felino, unindo-as com a fita durex transparente.
Se quiser umas coberturas, uma única caixa pode ser transformada em duas, conforme aparece na foto.
E ESSA ENTÃO!! QUE LOUCURA!!:
Foto: Cat's House ))

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
GATOS IDOSOS
Gatos com mais de dez anos podem ter a capacidade digestiva diminuída, dificuldades para mastigar, perda de paladar e olfato. Além de ração Senior de boa marca, precisam também de alimentação mais atraente e fácil de mastigar, proteínas de qualidade e boas doses das vitaminas C e E. Um gato bem cuidado pode chegar a mais de 20 anos.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

BOLAS DE PELO
É bom dar uma colher de sopa de azeite por semana para ajudar na eliminação das bolas de pelo que se acumulam no intestino. Azeite também deixa o pelo mais brilhante e sedoso. Gatos precisam comer folhas. Isso também ajuda a eliminar bolas de pelo do estômago. Alface, salsinha, broto de alpiste e grama podem ser comidos desde que estejam limpos, bem lavados, livres de produtos tóxicos.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

PLANTAS VENENOSAS
CUIDADO: há plantas venenosas que seu gato não pode comer se teu bichinho vier a morder alguma delas pode até morrer. Nesse site está tudo muito bem explicadinho e com fotos.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
PROBLEMA URINÁRIO
É NORMAL GATO TER PROBLEMA URINÁRIO??? não, NÃO É NORMAL. Veja um excelente artigo muito esclarecedor e saiba o que fazer pra evitar esse mal que está se tornando corriqueiro nos dias atuais. Leia mais AQUÍ
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
MAIS CASINHAS: faça você mesmo
Caso seu gatinho não durma dentro de casa (que seria o ideal), deixe-o mais abrigado nas noites frias fazendo vc mesmo uma casinha super aconchegante para seu bichano. E vai custar bem pouco! basta comprar 2 bacias de plástico e mãos a obra!!  Veja como fazer aquí.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
MALINHA DE TRANSPORTE: faça você mesmo
Se você tiver uma malinha dessas bem simples de viagem (se não tiver em casa, compre uma em algum brechó) pode fazer uma malinha de transporte para seu gatinho, o que dará maior segurança e evitará que ele fuja quando precisar levá-lo a algum lugar. Para tanto basta costurar (a mão mesmo- mas bem firme, uma tela bem grossa de plástico como no exemplo abaixo). Depois é só colocar uma caixa de papelão bem grossa dentro (cortar um buraco onde tem a tela) para que a mala não se "feche" em cima do gatinhos, e pronto!!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
CONHECENDO UM GATO
  •  Seu gato RONRONA?? Não é asma não, viu gente? muito pelo contrário: é sinal que ele está feliz!
  • Gato que brinca é gato saudável. Você pode simplesmente jogar no chão qualquer coisa que role, ou fazer uma bolinha de papel, ou mesmo sair puxando um fio de barbante, que você vai se deliciar com as brincadeiras dele. Veja mais aquí.   Mas se ele não brincar... é sinal que está doente e necessitando cuidados médicos.
  •  Pêlos arrepiados, barriga para cima e rabo balançando – saiba o que seu bichano quer dizer e evite tomar aquele arranhão.
=== "O menor dos felinos é uma obra-prima”, disse Leonardo da Vinci, intrigado com a beleza e os mistérios dos gatos. Nem mesmo o grande inventor renascentista conseguiu desvendar os segredos que envolvem os bichanos. Há quem acredite que eles têm sete vidas, e que os de pelagem preta trazem azar. Mas de onde será que vem esse folclore? A verdade é que os gatos são seres fascinantes e fazem parte da história do mundo há 11 milhões de anos. Numa tentativa de descobrir o que se passa por trás do par de olhos brilhantes, Erin Barrett e Jack Mingo escreveram "Os Gatos Nem Sempre Caem em Pé" (ed. Publifolha), para você entender melhor seu bichano e torná-lo um grande companheiro. Confira:
===Gato tem sete vidas?
Não, têm uma só — e que dura bem menos que uma vida humana, entre 10 e 15 anos. A crença nas sete vidas felinas vem da capacidade de os gatos sobreviverem a algumas situações perigosas.
===Filhotes precisam tomar leite?
Só se for da mãe deles — e apenas enquanto eles forem bebês. Muita gente alimenta filhotes com leite de vaca. O resultado é desastroso: como o estômago dos felinos não digere lactose, o leite costuma causar diarréia, a maior assassina de gatinhos recém-nascidos. Por isso, nada de oferecer leite de caixinha ao seu bichano. Se ele ainda não tiver dentes, dê ração sólida para filhotes, umedecida em água filtrada.
===Gato preto dá azar?
Nem todo mundo acredita nisso. No Japão e na Inglaterra, quando um gato preto atravessa o caminho, é um sinal de sorte. Aqui no Brasil, o felino preto paga o preço de ter sido associado à bruxaria durante muitos anos. Por conta dessa crença boba, as entidades protetoras dos animais vivem cheias de filhotinhos pretos encalhados, à procura de um dono carinhoso que não ligue para superstições.






O QUE ELE QUER DIZER QUANDO...
===fica de barriga para cima:
Esse é um mimo guardado a donos muito queridos. Afinal, gatos são reservados quanto às suas partes íntimas e não saem por aí mostrando a barriga para qualquer um, não. Esse é um sinal de que eles estão seguros e confiantes.
===arrepia os pêlos:
As pessoas costumam sentir medo ao ver um gato com pêlos eriçados ao longo da espinha e do rabo. E elas têm toda razão. Estufar a pelagem é uma maneira que os bichos encontram de parecer maiores e mais ameaçadores. É encrenca na certa!
===balança o rabo:
Movimentos descontraídos indicam gato satisfeito. Se ele insistir em colocar o rabo em cima da revista que você está lendo, está gostando de tirar uma com a sua cara. Já uma cauda agitada é o último aviso antes de um arranhão.
===Nota da Ong Anjo de Patas: recebí esse texto por email. Caso o autor "apareça" basta me escrever que eu coloco os devidos créditos. Devo dizer que adorei!!

 KUTCH, KUTCH

DUETO DOS GATOS - de Rossini = MUITO BOM!!!!!
video
ESSE FILHINHO É MEU?

 CURANDO A RESSACA