ATENÇÃO


Atençao!!
= A ONG ANJO DE PATAS NÃO POSSUI ABRIGO ==
Pedimos a quem encontrar animais abandonados, que os ajude dando lar temporário ou divulgando o problema em rede social. Se cada um fizer um pouco, não sobrecarregará ninguém e muitos mais animais serão ajudados.

NUNCA OS ABANDONE, isso é crime: lei Federal 9605-98 art.32

QUER ACABAR COM OS ABANDONOS E MAUS TRATOS? comece castrando seus animais - e se possível ajude um proprietário carente ou algum animal de rua.

SEJA UM PROTETOR. Se nós podemos, você também pode.
Toda fêmea a ser doada tem que estar castrada. Lei Municipal 1298 - art.38 - de 13-09-2006.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

=DOENÇAS = tratamentos para CÃES E GATOS=

 DOENÇAS - TRATAMENTOS
Caso seu bichinho esteja amuado, tristinho, espirrando ou tossindo, é bom levá-lo logo ao veterinário, mas... se você estiver num daqueles dias em que o financeiro está em baixa, vou tentar ajudar colocando algumas soluções achadas na net.

E que tal usarmos produtos que não façam mal ao seu pet? vamos lá gente! tá na hora de mudarmos de atitude e preservar a saúde de nossos bichinhos. Aquí vão várias dicas pra lá de boas:

E ANTES DE DAR QUALQUER MEDICAMENTO QUE ANDA CIRCULANDO NA NET, veja se ele não vai matar seu peludinho ao invés de curar: Várias explicações sobre o que é perigoso dar, vc encontra aquí:   http://dicaspeludas.blogspot.com.br/2013/04/dicas-que-podem-matar.html


PULGAS EM GATOS
CUIDADO COM VENENOS CONTRA PULGAS COMPRADOS EM PET SHOP, pois  os balconistas costumam vender os específicos para cães e é muito comum o gato ficar intoxicado, chegando até a falecer. Faça uma solução de vinagre, alcool e cravo e passe com um algodão no seu gatinho (não exagere! não é para ensopá-lo dessa solução!).
Retire manualmente as pulguinhas dele. Afinal é um carinho a mais que vc estará fazendo em seu bichano.


 ENVENENAMENTO: 
 PREVENTIVO = para CÃES e GATOS:

O carvão vegetal AJUDA em envenenamentos (inclusive em humanos ), pois é absorvente. Já existe nas farmácias, em comprimidos  (Dr. Marcel Benedeti - veterinário)
Lembrando que isso APENAS RETARDA A AÇÃO DO VENENO. É preciso levá-lo o mais rápido possível ao veterinário pra fazer sua total desintoxicação.


SARNA, PULGAS, CARRAPATOS
(REPELENTE NATURAL): 
MANTENHA SUA CASA E SEUS ANIMAIS LIVRES DE CARRAPATOS, POIS A DOENÇA DO CARRAPATO ESTÁ VIRANDO UMA EPIDEMIA E MATANDO MUITO ANIMAL QUANDO NÃO TRATADO EM TEMPO
= ALÉM DE PODER OCASIONAR UM AVC E DEIXAR SEU ANIMAL INVÁLIDO =
=== PREVENIR AINDA É O MELHOR REMÉDIO ===
Alguns produtos naturais contra pulgas e carrapatos que vc pode estar usando que funcionam e evita que seu animal seja intoxicado (fonte: Mãe de Cachorro):
1º) trate do ambiente: Faça um controle rigoroso do ambiente, onde vivem 95% das formas imaturas de pulgas e carrapatos. Para lavar calçadas e casinhas use uma solução de água bem salgada. Abuse do uso do aspirador e jogue o saco fora em seguida.
ou: Misture óleo de neem (vendido em pet shops e agropecuárias) na proporção de 100ml de óleo para 5 litros de água e pulverize casinhas, quintais, paredes, carpetes, tapetes, pisos e todo o ambiente onde há infestação! Ele funciona como repelente e inseticida e é excelente
ou: Galhos da erva-de-santa-maria (ou canema) sob a cama deles também agem como repelente.
2º) para seu animal (cães e gatos): O suplemento alimentar em pó Estibion Plus Neem mata pulgas e carrapatos em cães e gatos. Onde comprar: pet shops, agropecuárias ou pela internet.
Uma colher de sobremesa de vinagre de maçã na vasilha de água onde seu cão/gato bebe ajuda a manter pulgas e carrapatos afastados. Existem medicamentos homeopáticos que eliminam pulgas e carrapatos
3º) só para cães: Alho cru picadinho oferecido para cães (nunca para gatos) aumenta a imunidade e age como repelente. Dosagem: 1/5 de um dente médio de alho para cada 10kg de peso do cachorro. Uma colher de café ou de chá de levedura de cerveja em pó por dia, dependendo do porte do animal, também reforça a imunidade quando oferecida regularmente na alimentação.
Neste link do Mãe de Cachorro vc vai encontrar remédios homeopáticos e outras dicas valiosas.
Mais: Para após o banho: prepare uma infusão com 20g de folhas de arruda em 1 litro de água quente (sem ferver) e use como a última água de enxágue. Deixe secar naturalmente.
== Neste site  tem mais informações contra PULGAS e CARRAPATOS além de outras informações valiosíssimas. E aquí vc encontra mais informações sobre CARRAPATOS.
== Veja a utilização da BABOSA, CONFREI, NEEN, SUPLEMENTO alimentar natural, etc.: http://www.maedecachorro.com.br/2009/02/diga-adeus-aos-carrapatos.html

 SARNAS:
* Passe babosa todos os dias até que os pelos comecem a crescer. Não faz mal que o bichinho lamba pois a babosa é um santo remédio (para cães ou gatos)
* OU use a pomada Vetaglos para gatos, esfregando bem a região afetada.
* OU dê banho com shampoo Riohex 4% (encontrado em lojas de prodºs médicos) uma vez por semana até sarar, ou apenas passe com um paninho no local. Não deixe cair nos olhos, nem lamber (é ótimo pra curar aquela sarna persistente)
* OU dar banho com sabonete Matacura - para cães

PEQUENOS MACHUCADOS:
colocar extrato de própolis ou passar babosa. 

BABOSA:
Saiba mais sobre esse santo remédio aquí

GRIPES E RESFRIADOS em GATOS
* REMÉDIO NATURAL:
ferva 6 folhas picadas de guaco em ½ litro de água, coe, misture o suco de 1 limão e adoce com 3 col. (sopa) de mel puro. Dê 1 col. (de chá, sobremesa ou sopa, conforme o tamanho do bicho), de três a quatro vezes ao dia.
Fonte: Elizabeth Estevão, médica veterinária, mestre em homeopatia e professora dos cursos de homeopatia e fitoterapia da Facis-Ibehe.
* MAIS UMA RECEITA NATURAL:
http://www.ciadogatopersa.com.br/forum2/viewtopic.php?id=1246
* PARA GRIPES MUITO FORTES:
mas se o bichano estiver muito ruim, o melhor mesmo é dar antibiótico, e neste site ensina um que é tiro e queda contra gripes e resfriados. Muito bom:
http://www.ciadogatopersa.com.br/forum2/viewtopic.php?id=346

GRIPES E RESFRIADOS em CÃES
FORTIFICANTE NATURAL
aquí vai uma receita natural que além de ser fortificante é bom também para problemas de pele (vit.A):
* bater cenoura no liquidificador com um pouco de água, misturar com carne moída cozida (carne crua dá vermes). Reservar. Ao dar a ração misture um pouco desse preparado.

CÃO COM EPILEPSIA - O QUE FAZER NA HORA
aquí tem tudo explicadinho: http://pt.wikihow.com/Ajudar-Um-C%C3%A3o-Que-Tem-Epilepsia


 CALMANTES, DESINTOXICANTES, FORTIFICANTES, CICATRIZANTES, GRIPES...
e muito mais!! tudo natural. Você vê aquí (tem de tudo para todo tipo de animal), ou aquí


OLHO VERMELHO e/ou LACRIMEJANTE e/ou REMELENTO: 
pingue uma gota do colírio Garasone (de farmácia-e serve para dor de ouvido tb) em cada olho, todo dia, até sua total melhora (vai precisar de receita médica)
* MAS SE O OLHO ESTIVER MUITO RUIM veja o que fazer aquí:
BICHEIRA EM CÃES OU GATOS:
Para prevenir, mantenha seu cão sempre limpo e fique de olho caso surja algum machucadinho (coloque rapidamente um spray cicatrizante, pois feridas atraem a mosca que irá botar seus ovos).
Veja mais: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090310172827AAUxeLE
Roberto Rautemberg avisa: ATENÇÃO: Antes de iniciar qualquer tratamento consulte sempre seu médico veterinário
Mas se não puder mesmo e o seu cão ou gato ou um animal de rua está sofrendo com problema de bicheira, basta usar Capstar que é um eficiente eliminador de infestação de pulgas, mas funciona muito melhor para matar bicheiras de forma rápida e eficaz. Para quem não sabe, a bicheira são larvas de moscas que vão comendo a carne do animal, isso ocorre quando o animal se fere e não tem o tratamento adequado ai uma mosca pousa e bota seus ovos no ferimento e esses ovos por sua vez nascem e é dado o nome de bicheira a essas larvas.
O Capstar pode ser comprado em qualquer pet shop.
Quando você vir as larvas caindo, coloque o pet num lugar confortável para ele, pegue uma pinça e faça uma limpeza no local, retirando as larvas mortas, limpe bem o local (buraco que a bicheira fez) e passe o larvicida no ferimento após ter utilizado o Capstar, pois o efeito do Capstar só dura aproximadamente 2 dias e aplicar algum antibiótico e antiinflamatório como o Agrodel ou Spray prata  auxilia na cicatrização do ferimento.

VÔMITO EM GATOS:
Caso não dê pra dar atendimento no momento, vá dando soro caseiro até poder levá-lo ao vet e ser medicado corretamente.
Receita do SORO: para 1 copo pequeno de água , juntar 1 colher rasa de sal e 1 colher de chá, cheia de açucar. Fica com gosto de lágrima.

ESPOROTRICOSE - GATOS
= Feridas que não cicatrizam facilmente pode ser esporotricose. Quanto mais cedo tratar, melhor =
Saiba mais sobre essa doença e principalmente não abandone seu gato caso ele esteja contaminado. Existe tratamento e deve ser feito.
Mais informações vc tem aquí:
http://portal.fiocruz.br/pt-br/content/esporotricose-pesquisadores-esclarecem-sobre-doenca-que-pode-afetar-animais-e-humanos

DIARRÉIA:
* fazer soro caseiro e colocar no lugar da água. Outra coisa muito boa é água de côco, que pode ser dada sempre. E leve-o ao veterinário o mais rápido possível.
== diarréia devido a giardia: Tratamento para gatos:
== diarréia com sangue (giardia) Tratamento para gatos:
VERMIFUGUE REGULARMENTE SEU ANIMAL
pois os vermes podem matar (é muito importante manter o bichinho livre de pulgas e carrapatos pois êles são transmissores de muitas doenças, inclusive vermes).
Veja matéria explicativa:  http://www.ciadogatopersa.com.br/inicio.htm
== vermífugo para GATOS:  saiba mais aquí:

DERMATITE em CÃES:
Conheça os vários tipos de dermatite e seus tratamentos, clicando neste site. Confira.
Já para a dermatite psicogênica - ou por lambedura, você encontra explicação e tratamento aquí.

SARNA DEMODÉCICA em CÃES
Veja aquí um santo remédio para cicatrizar lesões de sarna demodécica e quaisquer outras feridas que precisem de cicatrização nos peludos. Eles podem lamber sem problema nenhum.

PROBLEMA URINÁRIO em GATOS 
É COMUM GATO TER PROBLEMA URINÁRIO??? - sim!! muito comum.
E se não for tratado rapidamente, leva a óbito.
Infecção urinária é quando o gatinho tem dificuldade em urinar e fica toda hora fazendo só um pouquinho e com o tempo começa a sair rosado e depois com sangue e se não for tratado a tempo acaba morrendo e pior: com muito sofrimento) Veja um excelente artigo muito esclarecedor e saiba o que fazer pra evitar esse mal que está se tornando corriqueiro nos dias atuais. Leia mais AQUÍ
Lembrando que GATOS CASTRADOS tem mais chance de ter infecção urinária devido alteração sofrida no PH urinário. Por isso a importância de se dar RAÇÃO PARA GATOS CASTRADOS, que serve para controlar esse desequilíbrio e assim ajudar a evitar a tão temida infecção urinária.

LEITE CASEIRO PARA GATINHOS
que ainda não desmamaram:
Nas casas de pet vc já encontra o leite em pó próprio para filhotinhos, mas caso vc não possa estar comprando-o, vamos dar a receita de um leite substituto que vc pode estar fazendo em casa e estar salvando a vida dos filhotes.
Esta receita serve para até 3 dias. Depois disso precisa fazer uma nova:
. 1 copo de leite integral de caixinha
. 1 copo de água fervida, filtrada ou mineral
. 2 colheres de sopa de farinha láctea
. 1 gema de ovo sem a clara pq clara faz mal para o bebê gatinho
. 1 colher de chá de mel
==Misture tudo, bata no liquidificador e coloque numa vasilha de vidro lacrada. Guarde na geladeira e na hora de alimentar o bebê gatinho retire só a quantidade necessária e dê uma amornada (não dê gelado).
==Nas lojas de pet já existe uma mamadeira própria para gatinhos, mas o leitinho pode ser administrado por meio de conta-gotas (com a mamadeira é bem mais fácil...).
Pode dar para o nenê gatinho muitas vezes ao dia (mínimo de 3 a 4 vezes ao dia), pq nas mamães eles mamam a toda hora.
==ATENÇÃO: o leite de vaca puro pode dar diarréia e matar o filhotinho
OU:
Misture: 1 copo de leite, 1 gema, 1 colher de creme de leite (se o gatinho estiver muito fraquinho, pode acrescentar 20 gotas de B12)
Como dar o leite para o gatinho
-NUNCA vire o filhote de barriga para cima para dar de mamar, como se fosse um bebê humano: o líquido pode ir para os pulmões e o gatinho morre de pneumonia. Ele deve ficar em pé ou na mesma posição em que mama na mãe gata.
No site http://www.becodosgatos.com.br/   a veterinária Rejane Melki ensina como cuidar de bebês separados das mães

LEITE CASEIRO PARA CÃEZINHOS 
que ainda não desmamaram (sucedâneo):
. 200 ml de leite integral
. 1 gema de ovo
. 1 col. de chá de óleo vegetal (soja, milho, canola ou girassol)
. 1 pitada de sal
. 1 col. de chá de mel
. 10 gotas de vitamina B12 (encontrada em farmácias)
. 1 col. de sopa de água filtrada
Modo de fazer:
misture os ingredientes, aqueça na temperatura de 37ºC, ofereça aos bebês na mamadeira e guarde o restante na geladeira.


MAIS:
**** PASSO A PASSO  para cães e gatos:

**** PASSO A PASSO EM VÍDEOhttp://www.youtube.com/watch?v=cB55cPpUFrk 

**** PASSO A PASSO (de Dani Navarro - tem página no face) 
http://www.catraka.com/cadeirinha/Passo_a_passo-montagem_da_cadeira_de_rodas.pdf

**** MANDE AS MEDIDAS que ele envia o projeto pronto:
 Renato Fuschini = email: errefuschini@hotmail.com = tel. (11) 9.8736-5382

**** EM CARAGUATATUBA-SP:

**** em SÃO CAETANO DO SUL-SP: fazem gratuitamente: 
Silvio Balegatzzo: https://www.facebook.com/balegatzzo?pnref=story
e sua esposa Virginia Marques: https://www.facebook.com/virginia.marques.16

**** EM UBERABA-MG:  fazem gratuitamente. Basta dar o material. 
Renata (34) 9.9922-8280-ctbc ou (34) 9.9229-2072-tim =
ou Albano: (34) 9.9908-2186-ctbc



**** OU FAÇA UM SACO DE ARRASTO:


PARA CÃO CEGO:
(com medo de andar)
Uma idéia genial:
https://www.facebook.com/tdinteressante/videos/951422914900345/ 


10 ALIMENTOS QUE PODEM MATAR:
Fonte: http://bahia.ig.com.br/2015/09/14/10-alimentos-que-seu-cao-ou-gato-nunca-devem-comer-pode-ser-fatal 

Fique atento aos alimentos que não devem ser oferecidos aos seus animais de estimação. As consequências podem ser drásticas  Quem tem um bichinho de estimação, seja cão e/ou gato, sabe o quanto é difícil resistir aos olhos de "pidão" deles quando estamos comendo algo.   Não importa o que seja, pode ser uma deliciosa pizza ou apenas uma bala de gengibre, se o seu cão ou gato te ver comendo é certeza que eles estarão ao seu lado, com os famosos olhos de fome.  Muitas pessoas dão de tudo aos animais acreditando que nenhum mal fará a eles, mas é aí que se enganam. Cães e gatos não podem comer (ou beber) tudo o que nós, humanos, comemos (e bebemos). As consequências podem ser drásticas.
Confira alimentos (e bebidas) que jamais devemos oferecer aos nossos bichinhos, e entenda o motivo das restrições:
1- LEITE  == O leite de vaca e derivados podem deixar seu bichinho de estimação com muitos problemas digestivos, além de dar uma tremenda diarreia.
2- OSSOS == Sim, muitos donos têm o costume de dar ossos para os bichinhos, porém, é preciso ter muito cuidado para não deixar os ossos ao alcance dos cães e gatos, e nem devemos oferecer a eles. O risco é grande, podendo perfurar os orgãos internos do animal. Veterinários indicam ossinhos que vendem em lojas pet, pois são feitos especialmente para os cães. Aí sim, pode oferecer sem medo.
3- CHOCOLATE == Nós, seres humanos, amamos chocolates, pois nos proporciona uma deliciosa sensação de prazer. Apesar de os bichinhos sentirem a mesma sensação, o chocolate pode ser fatal para eles.  Uma substância, chamada de teobromina, faz parte da composição do chocolate. Quanto mais escuro, mais perigoso. Se o bichinho consumir de 100 a 150 mg por quilograma do peso do animal, o seu cão ou gato pode até morrer.  Mas isso não vale só pro chocolate, doces em geral também não devem ser dados aos bichinhos, pois pode levar a insuficiência hepática.  Se seu animal começar a vomitar, ter perda de coordenação e letargia, atenção, leve-o imediatamente ao veterinário.
4- BEBIDAS ALCÓOLICAS == Tem gente que se diverte vendo seu bichinho consumir bebida alcoólica, pois os efeitos são os mesmos em cães (ou gatos) e humanos: eles vomitam, tem diarreias, falta de coordenação motora, dificuldade pra respirar, etc.  Tudo isso pode levar seu cão (ou gato) a morte. A intoxicação causada pelo consumo da bebida é grave! E não é preciso uma dose muito grande pra isso acontecer. Todo cuidado é pouco!
5- UVAS == Qualquer tipo de uva deve estar fora da alimentação do seu cão e/ou gato, pois pode causar falência renal.
6- CARNE E PEIXE CRÚ == Se forem cozidos, sem problemas. Mas crus são problemas, pois podem conter bactérias muito perigosas para os nossos bichinhos.
7- CAFEÍNA == Em nós, a cafeína pode ser benéfica em alguns casos. Porém, como o consumo aumenta a frequência cardíaca, oferecer cafeína ao bichinho pode ocasionar em problemas sérios, como palpitações, tremores, convulsões e até sangramentos.
8- ABACATE == Persina é uma substância que faz parte da composição da fruta e, se consumida em excesso, pode ser tóxica para o seu cachorro e/ou gato.
9 - PIPOCA == Pelo fato de conter muito sal e manteiga, a pipoca pode prejudicar (e muito) o organismo do seu bichinho de estimação. E se for um animal pequeno, corre o risco dele se engasgar.
10- RAÇÃO PARA CÃES (AOS GATOS) == Nunca permita que seu felino coma ração para cão, pois além de não ter os nutrientes que os gatinhos precisam, a ingestão pode provocar sérios problemas de reprodução, cegueira e pode até levar a morte por ataque cardíaco. Mesmo que os cães não tenham tanto problema ao consumir ração para gatos, é melhor, convenhamos, oferecer a cada um a ração específica para eles.

REMÉDIOS PROIBIDOS PARA GATOS
***Alguns AINESANTI-INFLAMATÓRIO como:
Ibuprofeno (Motrin®), fenilbutazona (Mioflex®), ácido mefenâmico (Ponstan®), naproxeno (Flanax®),Diclofenaco (cataflan® , Voltaren®)
Podem causar: Vômito, depressão, letargia, gastrite, Insuficiência renal aguda.
***Estreptomicina® (Pentabiótico®)
Neurotóxico em gatos, Sinais neurológicos, perda da audição
Altas doses: parada respiratória
Cuidado com associações (algumas formulações possuem a estreptomicina associada a outros antibióticos)
***Benzoato de benzila (Acarsan®)
É um acaricida , utilizado para tratamento de SARNAS.
Tóxico para gatos: Dor abdominal, vômito, diarréia
Convulsões, excitação e morte.
***Organofosforados (PRESENTES EM COLEIRAS ANTI-PULGAS)-
(muitos nomes comerciais, fique atento a composição do produto, presente em coleiras anti pulgas, pós, formulações para grandes animais para carrapatos, etc. Gatos são mais sensíveis.
Coleiras anti-pulgas (diclorvos)
Acúmulo de acetilcolina:
Miose, salivação e fasciculação muscular, convulsões, acidose metabólica.
***Enemas à base de fosfato (Fleet Enema®)
Contra-indicados para CÃES E GATOS. Absorção ativa do fosfato de sódio:
Hipernatremia, hipocalcemia, hiperfosfatemia, Depressão, ataxia, mucosas pálidas
Vômito, gastroenterite hemorrágica, coma.
*** Paracetamol/Acetaminofen – fenacetina -Tylenol®, Dôrico®, Buscopan Plus®
Hemólise e Corpúsculos de Heinz. Anorexia, Vômito, Ptialismo (salivação),Edema subcutâneo, Icterícia, Cianose (mucosas azuladas ou arroxeads), Taquipnéia, Hipotermia, Necrose Hepática.
*** Benzocaína - Cepacaína®, Colubiazol Spray®, Crema 6A®. Hemólise e Corpúsculos de Heinz. Anorexia, Vômito, Ptialismo (salivação),Edema subcutâneo, Icterícia, Cianose (mucosas azuladas ou arroxeads), Taquipnéia, Hipotermia, Necrose Hepática.
Fique atento aos produtos otológicos (para otites) pois muito possuem benzocaína na sua formulação.
***Anti-Sépticos e analgésicos das vias urinárias - - Azul de metileno (Sepurin®, Mictasol®)Fenazopiridina (Pyridium®, Urotril®)
Hemólise e Corpúsculos de Heinz. Dispnéia, mucosas pálidas ou ictéricas, anemia grave.
Urina: azulada ou alaranjada.


PREVENINDO
VOCÊ GARANTE UMA BOA SAÚDE:

==UMA BOA ALIMENTAÇÃO é muito importante. Veja porquê: http://www.osgatos.com.br/alimento.html
==MANTENHA-O AQUECIDO, principalmente no frio. Se não puder ter uma casinha própria, fechadinha, coloque uma caixa de papelão dentro de outra, formando uma casinha fechada. Assim evita que seu bichinho pegue uma corrente de vento e fique gripado, o que geralmente evolui para uma pneumonia e na maioria dos casos leva-os à morte. Agora, o melhor mesmo é deixá-lo dormir dentro de casa (e é tão bom....)
==manter as VASILHAS LIMPAS pois a sujeira acumula fungos e bactérias que transmitem doenças. Lave-as todo dia.
==deixe sempre ÁGUA LIMPA para seu animal beber, afinal êle não sabe pedir quando estiver com sede. A água é imprescindível para sua saúde.


ANIMAIS FUMANTES
VOCÊ FUMA? Veja o que acontece com seu bichinho:
http://animalivre.uol.com.br/home/?tipo=noticia&id=3134


TRATAMENTOS ESPIRITUAIS PARA SEU ANIMALZINHO:
em várias cidades brasileiras
MAIS interessante texto que deve ser lido para melhor compreensão sobre os animais
http://www.amesaopaulo.org.br/assistencia-espiritual-em-animais