~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~ COMUNICADO IMPORTANTE:

A Ong Anjo de Patas NÃO POSSUI ABRIGO, portanto os animais resgatados ficam nas casas dos integrantes da Ong e de alguns protetores. Para que novos animais sejam recolhidos dependemos de termos vagas.

Pedimos a quem encontrar animais abandonados, que os acolha até sua adoção, que poderá ser feita através de nossas feiras e/ou através do facebook. Se for doá-los particularmente, CASTRE-OS, pois só assim acabaremos com os abandonos. NUNCA OS ABANDONE, isso é crime: lei Federal 9605-98 art.32 = SEJA UM PROTETOR. Se nós podemos, você também pode.

ATENÇÃO: TODO ANIMAL A SER DOADO EM FEIRAS, ACIMA DE 4 MESES, TEM QUE ESTAR CASTRADO: LEI MUNICIPAL 1298 - art.38 - de 13-09-2006.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
PERDEU OU ACHOU ALGUM ANIMAL EM NOSSA REGIÃO?
Visite nossa página no facebook: "Animais Achados e Perdidos no Litoral Norte"
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
FALE CONOSCO: anjodepatas@gmail.com
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
QUER ADOTAR UM COMPANHEIRO? escolha seu bichinho de estimação em nossos albuns no facebook: http://www.facebook.com/ong.anjodepatas
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

=DOENÇAS = tratamentos para CÃES E GATOS=

 DOENÇAS - TRATAMENTOS
Caso seu bichinho esteja amuado, tristinho, espirrando ou tossindo, é bom levá-lo logo ao veterinário, mas... se você estiver num daqueles dias em que o financeiro está em baixa, vou tentar ajudar colocando algumas soluções achadas na net.

E que tal usarmos produtos que não façam mal ao seu pet? vamos lá gente! tá na hora de mudarmos de atitude e preservar a saúde de nossos bichinhos. Aquí vão várias dicas pra lá de boas:

E ANTES DE DAR QUALQUER MEDICAMENTO QUE ANDA CIRCULANDO NA NET, veja se ele não vai matar seu peludinho ao invés de curar: Várias explicações sobre o que é perigoso dar, vc encontra aquí:   http://dicaspeludas.blogspot.com.br/2013/04/dicas-que-podem-matar.html

PULGAS EM GATOS
CUIDADO COM VENENOS CONTRA PULGAS COMPRADOS EM PET SHOP, pois  os balconistas costumam vender os específicos para cães e é muito comum o gato ficar intoxicado, chegando até a falecer. Faça uma solução de vinagre, alcool e cravo e passe com um algodão no seu gatinho (não exagere! não é para ensopá-lo dessa solução!).
Retire manualmente as pulguinhas dele. Afinal é um carinho a mais que vc estará fazendo em seu bichano.


 ENVENENAMENTO: 
 PREVENTIVO = para CÃES e GATOS:

O carvão vegetal AJUDA em envenenamentos (inclusive em humanos ), pois é absorvente. Já existe nas farmácias, em comprimidos  (Dr. Marcel Benedeti - veterinário)
Lembrando que isso APENAS RETARDA A AÇÃO DO VENENO. É preciso levá-lo o mais rápido possível ao veterinário pra fazer sua total desintoxicação.

SARNA, PULGAS, CARRAPATOS
(REPELENTE NATURAL): 
MANTENHA SUA CASA E SEUS ANIMAIS LIVRES DE CARRAPATOS, POIS A DOENÇA DO CARRAPATO ESTÁ VIRANDO UMA EPIDEMIA E MATANDO MUITO ANIMAL QUANDO NÃO TRATADO EM TEMPO
= ALÉM DE PODER OCASIONAR UM AVC E DEIXAR SEU ANIMAL INVÁLIDO =
=== PREVENIR AINDA É O MELHOR REMÉDIO ===
Alguns produtos naturais contra pulgas e carrapatos que vc pode estar usando que funcionam e evita que seu animal seja intoxicado (fonte: Mãe de Cachorro):
1º) trate do ambiente: Faça um controle rigoroso do ambiente, onde vivem 95% das formas imaturas de pulgas e carrapatos. Para lavar calçadas e casinhas use uma solução de água bem salgada. Abuse do uso do aspirador e jogue o saco fora em seguida.
ou: Misture óleo de neem (vendido em pet shops e agropecuárias) na proporção de 100ml de óleo para 5 litros de água e pulverize casinhas, quintais, paredes, carpetes, tapetes, pisos e todo o ambiente onde há infestação! Ele funciona como repelente e inseticida e é excelente
ou: Galhos da erva-de-santa-maria (ou canema) sob a cama deles também agem como repelente.
2º) para seu animal (cães e gatos): O suplemento alimentar em pó Estibion Plus Neem mata pulgas e carrapatos em cães e gatos. Onde comprar: pet shops, agropecuárias ou pela internet.
Uma colher de sobremesa de vinagre de maçã na vasilha de água onde seu cão/gato bebe ajuda a manter pulgas e carrapatos afastados. Existem medicamentos homeopáticos que eliminam pulgas e carrapatos
3º) só para cães: Alho cru picadinho oferecido para cães (nunca para gatos) aumenta a imunidade e age como repelente. Dosagem: 1/5 de um dente médio de alho para cada 10kg de peso do cachorro. Uma colher de café ou de chá de levedura de cerveja em pó por dia, dependendo do porte do animal, também reforça a imunidade quando oferecida regularmente na alimentação.
Neste link do Mãe de Cachorro vc vai encontrar remédios homeopáticos e outras dicas valiosas.
Mais: Para após o banho: prepare uma infusão com 20g de folhas de arruda em 1 litro de água quente (sem ferver) e use como a última água de enxágue. Deixe secar naturalmente.
== Neste site  tem mais informações contra PULGAS e CARRAPATOS além de outras informações valiosíssimas. E aquí vc encontra mais informações sobre CARRAPATOS.
== Veja a utilização da BABOSA, CONFREI, NEEN, SUPLEMENTO alimentar natural, etc.: http://www.maedecachorro.com.br/2009/02/diga-adeus-aos-carrapatos.html

 SARNAS:
* Passe babosa todos os dias até que os pelos comecem a crescer. Não faz mal que o bichinho lamba pois a babosa é um santo remédio (para cães ou gatos)
* OU use a pomada Vetaglos para gatos, esfregando bem a região afetada.
* OU dê banho com shampoo Riohex 4% (encontrado em lojas de prodºs médicos) uma vez por semana até sarar, ou apenas passe com um paninho no local. Não deixe cair nos olhos, nem lamber (é ótimo pra curar aquela sarna persistente)
* OU dar banho com sabonete Matacura - para cães

PEQUENOS MACHUCADOS:
colocar extrato de própolis ou passar babosa. 
BABOSA:
Saiba mais sobre esse santo remédio aquí

GRIPES E RESFRIADOS em GATOS
* REMÉDIO NATURAL:
ferva 6 folhas picadas de guaco em ½ litro de água, coe, misture o suco de 1 limão e adoce com 3 col. (sopa) de mel puro. Dê 1 col. (de chá, sobremesa ou sopa, conforme o tamanho do bicho), de três a quatro vezes ao dia.
Fonte: Elizabeth Estevão, médica veterinária, mestre em homeopatia e professora dos cursos de homeopatia e fitoterapia da Facis-Ibehe.
* MAIS UMA RECEITA NATURAL:
http://www.ciadogatopersa.com.br/forum2/viewtopic.php?id=1246
* PARA GRIPES MUITO FORTES:
mas se o bichano estiver muito ruim, o melhor mesmo é dar antibiótico, e neste site ensina um que é tiro e queda contra gripes e resfriados. Muito bom:
http://www.ciadogatopersa.com.br/forum2/viewtopic.php?id=346

GRIPES E RESFRIADOS em CÃES
FORTIFICANTE NATURAL
aquí vai uma receita natural que além de ser fortificante é bom também para problemas de pele (vit.A):
* bater cenoura no liquidificador com um pouco de água, misturar com carne moída cozida (carne crua dá vermes). Reservar. Ao dar a ração misture um pouco desse preparado.

 CALMANTES, DESINTOXICANTES, FORTIFICANTES, CICATRIZANTES, GRIPES...
e muito mais!! tudo natural. Você vê aquí (tem de tudo para todo tipo de animal), ou aquí

OLHO VERMELHO e/ou LACRIMEJANTE e/ou REMELENTO: 
pingue uma gota do colírio Garasone (de farmácia-e serve para dor de ouvido tb) em cada olho, todo dia, até sua total melhora (vai precisar de receita médica)
* MAS SE O OLHO ESTIVER MUITO RUIM veja o que fazer aquí:
BICHEIRA EM CÃES:
Os casos de bicheira estão se alastrando muito rapidamente. Para prevenir, mantenha seu cão sempre limpo e fique de olho caso surja algum machucadinho (coloque rapidamente um spray cicatrizante, pois feridas atraem a mosca que irá botar seus ovos).
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090310172827AAUxeLE

VÔMITO EM GATOS:
Caso não dê pra dar atendimento no momento, vá dando soro caseiro até poder levá-lo ao vet e ser medicado corretamente.
Receita do SORO: para 1 copo pequeno de água , juntar 1 colher rasa de sal e 1 colher de chá, cheia de açucar. Fica com gosto de lágrima.

DIARRÉIA:
* fazer soro caseiro e colocar no lugar da água. Outra coisa muito boa é água de côco, que pode ser dada sempre. E leve-o ao veterinário o mais rápido possível.
== diarréia devido a giardia: Tratamento para gatos:
== diarréia com sangue (giardia) Tratamento para gatos:
VERMIFUGUE REGULARMENTE SEU ANIMAL
pois os vermes podem matar (é muito importante manter o bichinho livre de pulgas e carrapatos pois êles são transmissores de muitas doenças, inclusive vermes).
Veja matéria explicativa:  http://www.ciadogatopersa.com.br/inicio.htm
== vermífugo para GATOS:  saiba mais aquí:

DERMATITE em CÃES:
Conheça os vários tipos de dermatite e seus tratamentos, clicando neste site. Confira.
Já para a dermatite psicogênica - ou por lambedura, você encontra explicação e tratamento aquí.

SARNA DEMODÉCICA em CÃES
Veja aquí um santo remédio para cicatrizar lesões de sarna demodécica e quaisquer outras feridas que precisem de cicatrização nos peludos. Eles podem lamber sem problema nenhum.

PROBLEMA URINÁRIO em GATOS 
É COMUM GATO TER PROBLEMA URINÁRIO??? - sim!! muito comum.
E se não for tratado rapidamente, leva a óbito.
Infecção urinária é quando o gatinho tem dificuldade em urinar e fica toda hora fazendo só um pouquinho e com o tempo começa a sair rosado e depois com sangue e se não for tratado a tempo acaba morrendo e pior: com muito sofrimento) Veja um excelente artigo muito esclarecedor e saiba o que fazer pra evitar esse mal que está se tornando corriqueiro nos dias atuais. Leia mais AQUÍ
Lembrando que GATOS CASTRADOS tem mais chance de ter infecção urinária devido alteração sofrida no PH urinário. Por isso a importância de se dar RAÇÃO PARA GATOS CASTRADOS, que serve para controlar esse desequilíbrio e assim ajudar a evitar a tão temida infecção urinária.

LEITE CASEIRO PARA GATINHOS
que ainda não desmamaram:
Nas casas de pet vc já encontra o leite em pó próprio para filhotinhos, mas caso vc não possa estar comprando-o, vamos dar a receita de um leite substituto que vc pode estar fazendo em casa e estar salvando a vida dos filhotes.
Esta receita serve para até 3 dias. Depois disso precisa fazer uma nova:
. 1 copo de leite integral de caixinha
. 1 copo de água fervida, filtrada ou mineral
. 2 colheres de sopa de farinha láctea
. 1 gema de ovo sem a clara pq clara faz mal para o bebê gatinho
. 1 colher de chá de mel
==Misture tudo, bata no liquidificador e coloque numa vasilha de vidro lacrada. Guarde na geladeira e na hora de alimentar o bebê gatinho retire só a quantidade necessária e dê uma amornada (não dê gelado).
==Nas lojas de pet já existe uma mamadeira própria para gatinhos, mas o leitinho pode ser administrado por meio de conta-gotas (com a mamadeira é bem mais fácil...).
Pode dar para o nenê gatinho muitas vezes ao dia (mínimo de 3 a 4 vezes ao dia), pq nas mamães eles mamam a toda hora.
==ATENÇÃO: o leite de vaca puro pode dar diarréia e matar o filhotinho
OU:
Misture: 1 copo de leite, 1 gema, 1 colher de creme de leite (se o gatinho estiver muito fraquinho, pode acrescentar 20 gotas de B12)
Como dar o leite para o gatinho
-NUNCA vire o filhote de barriga para cima para dar de mamar, como se fosse um bebê humano: o líquido pode ir para os pulmões e o gatinho morre de pneumonia. Ele deve ficar em pé ou na mesma posição em que mama na mãe gata.
No site http://www.becodosgatos.com.br/   a veterinária Rejane Melki ensina como cuidar de bebês separados das mães

LEITE CASEIRO PARA CÃEZINHOS 
que ainda não desmamaram (sucedâneo):
. 200 ml de leite integral
. 1 gema de ovo
. 1 col. de chá de óleo vegetal (soja, milho, canola ou girassol)
. 1 pitada de sal
. 1 col. de chá de mel
. 10 gotas de vitamina B12 (encontrada em farmácias)
. 1 col. de sopa de água filtrada
Modo de fazer:
misture os ingredientes, aqueça na temperatura de 37ºC, ofereça aos bebês na mamadeira e guarde o restante na geladeira.


MAIS:
**** PASSO A PASSO  para cães e gatos:
**** em SÃO PAULO: ensina como fazer. Se mandar as medidas ele envia o projeto pronto:
 Renato Fuschini = email: errefuschini@hotmail.com = tel. (11) 9.8736-5382

**** EM UBERABA-MG:  fazem gratuitamente. Basta dar o material. 
Renata (34) 9.9922-8280-ctbc ou (34) 9.9229-2072-tim = ou Albano: (34) 9.9908-2186-ctbc
Foto: Pessoal,fabrico cadeira de rodas para cães feitas de pvc. Não cobro nada pela fabricação, mas apenas o material gasto. Quem estiver precisando ou souber de algum animalzinho que precisa, é só entrar em contato: Renata 34- 9922-8280 (ctbc), 34-9229-2072 (tim)
   Albano 34-9908-2186 (ctbc). UBERABA-MG
re.cobo@hotmail.com



REMÉDIOS PROIBIDOS PARA GATOS
***Alguns AINESANTI-INFLAMATÓRIO como:
Ibuprofeno (Motrin®), fenilbutazona (Mioflex®), ácido mefenâmico (Ponstan®), naproxeno (Flanax®),Diclofenaco (cataflan® , Voltaren®)
Podem causar: Vômito, depressão, letargia, gastrite, Insuficiência renal aguda.
***Estreptomicina® (Pentabiótico®)
Neurotóxico em gatos, Sinais neurológicos, perda da audição
Altas doses: parada respiratória
Cuidado com associações (algumas formulações possuem a estreptomicina associada a outros antibióticos)
***Benzoato de benzila (Acarsan®)
É um acaricida , utilizado para tratamento de SARNAS.
Tóxico para gatos: Dor abdominal, vômito, diarréia
Convulsões, excitação e morte.
***Organofosforados (PRESENTES EM COLEIRAS ANTI-PULGAS)-
(muitos nomes comerciais, fique atento a composição do produto, presente em coleiras anti pulgas, pós, formulações para grandes animais para carrapatos, etc. Gatos são mais sensíveis.
Coleiras anti-pulgas (diclorvos)
Acúmulo de acetilcolina:
Miose, salivação e fasciculação muscular, convulsões, acidose metabólica.
***Enemas à base de fosfato (Fleet Enema®)
Contra-indicados para CÃES E GATOS. Absorção ativa do fosfato de sódio:
Hipernatremia, hipocalcemia, hiperfosfatemia, Depressão, ataxia, mucosas pálidas
Vômito, gastroenterite hemorrágica, coma.
*** Paracetamol/Acetaminofen – fenacetina -Tylenol®, Dôrico®, Buscopan Plus®
Hemólise e Corpúsculos de Heinz. Anorexia, Vômito, Ptialismo (salivação),Edema subcutâneo, Icterícia, Cianose (mucosas azuladas ou arroxeads), Taquipnéia, Hipotermia, Necrose Hepática.
*** Benzocaína - Cepacaína®, Colubiazol Spray®, Crema 6A®. Hemólise e Corpúsculos de Heinz. Anorexia, Vômito, Ptialismo (salivação),Edema subcutâneo, Icterícia, Cianose (mucosas azuladas ou arroxeads), Taquipnéia, Hipotermia, Necrose Hepática.
Fique atento aos produtos otológicos (para otites) pois muito possuem benzocaína na sua formulação.
***Anti-Sépticos e analgésicos das vias urinárias - - Azul de metileno (Sepurin®, Mictasol®)Fenazopiridina (Pyridium®, Urotril®)
Hemólise e Corpúsculos de Heinz. Dispnéia, mucosas pálidas ou ictéricas, anemia grave.
Urina: azulada ou alaranjada.


PREVENINDO
VOCÊ GARANTE UMA BOA SAÚDE:

==UMA BOA ALIMENTAÇÃO é muito importante. Veja porquê: http://www.osgatos.com.br/alimento.html
==MANTENHA-O AQUECIDO, principalmente no frio. Se não puder ter uma casinha própria, fechadinha, coloque uma caixa de papelão dentro de outra, formando uma casinha fechada. Assim evita que seu bichinho pegue uma corrente de vento e fique gripado, o que geralmente evolui para uma pneumonia e na maioria dos casos leva-os à morte. Agora, o melhor mesmo é deixá-lo dormir dentro de casa (e é tão bom....)
==manter as VASILHAS LIMPAS pois a sujeira acumula fungos e bactérias que transmitem doenças. Lave-as todo dia.
==deixe sempre ÁGUA LIMPA para seu animal beber, afinal êle não sabe pedir quando estiver com sede. A água é imprescindível para sua saúde.


ANIMAIS FUMANTES
VOCÊ FUMA? Veja o que acontece com seu bichinho: